Gripe Aviária preocupa países vizinhos do Brasil e reforça vigilância na região de Pará de Minas!

  • 23/02
  • Noticias
  • Total FM Redação

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirma que até o momento não foi registrado nenhum caso de gripe aviária em aves comerciais ou silvestres no território brasileiro. Com isso o status de livre de gripe aviária continua vigorando no Brasil. Entretanto, em países da América do Sul há registros. No Uruguai já foi confirmado um caso a cerca de 180 quilômetros da fronteira com o Brasil.

Ainda de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, a influenza aviária (H1N5), ou gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves domésticas e silvestres.

Já foram notificados focos da doença em países vizinhos ao Brasil como Colômbia, Equador, Venezuela, Peru, Chile, Argentina e Uruguai. Em alguns desses países, como Bolívia, Peru e Equador, os casos foram registrados em animais de granjas comerciais. Nos demais países, as notificações foram reportadas em aves silvestres.

Esses registros de casos de gripe aviária em países vizinhos preocupam o chefe do escritório seccional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em Pará de Minas, Lucas Silva Jardim.

O Ministério da Agricultura e Pecuária informa que três casos suspeitos recentes de gripe aviária, dois no Rio Grande do Sul e um no Amazonas, foram descartados após exames laboratoriais.

Acrescenta que fortaleceu a fiscalização e mantém vigilância ativa quanto ao trânsito de cargas nas fronteiras do Brasil. Porém, Lucas Silva Jardim alerta que a fiscalização nas fronteiras é importante, mas o grande problema são as aves silvestres e de vida livre.

 
Este site usa cookies para personalizar o conteúdo e analisar o tráfego a fim de oferecer a você uma experiência melhor.
Permitir Cookies